Pular para o conteúdo principal

Mesmo a Contragosto do presidente da Câmara Vereador Alex CPI da Educação é aprovada









Diante dos caos instalado no município de Araioses pelo prefeito Cristino e o desmonte do sistema educacional, evasão escolar de quase 3 mil alunos, escolas desaparelhadas, sem limpeza e material para o funcionamento precário, como carteiras, merenda e transporte escolar regular, o prefeito atrasa férias e salários dos servidores.

Não restou outra saída aos profissionais da educação, depois de muitas negociações frustradas intermediada pelo MP-MA, entrar em greve que foi judicializada pela prefeitura, porém o tribunal manteve o direito de Greve aos profissionais.

Neste contesto os profissionais da educação estiveram por diversas vezes na câmara solicitado apoio aos vereadores que em suas falas declaravam apoio ao movimento, inclusive com  assinatura de um manifesto.

Aproveitando o total apoio declarado pelos vereadores e sua quase totalidade os vereadores de oposição em reunião aproveitaram o ensejo para protocolarem o pedido de CPI.  Qual foi a surpresa?Alguns vereadores que assinaram o manifesto inclusive o presidente da Câmara Alex  que foi terminantemente contra o pedido  que apontava como motivação para abertura do processo de CPI  o caos instalada na educação.

Como manobra o presidente da Câmara numa tentativa de barrar pedido que contava com a assinatura de 1/3 dos vereadores número suficiente para a abertura da investigação parlamentar de inquérito-CPI , encaminhou ao plenário um parecer jurídico da procuradoria da Câmara pela inconstitucionalidade do pedido por não delimitar um assunto especifico.

Um fato, especifico não poderia ser motivo da abertura da CPI,  uma vez que o sistema educacional  está todo inoperante  sem cumprir  suas  obrigações e responsabilidade da secretaria de educação, pois nada   está funcionando regularmente.

Colocado em votação e com a ausência da Vereadora Flavia a oposição garantiu a aprovação do requerimento, mas contestado pelo presidente que mesmo des- "conhecendo" o regimento interno queria votar para empatar a placar, e ao mesmo tempo  tentou anular a votação ou garantir que a vereadora Flavia votasse, isto é que seu voto, mesmo com sua ausência fosse computado.

Após a votação da CPI ficou de fato definido quem são os vereadores que estão apoiando a atual gestão, para “surpresa” de todos o prof. Vereador Edevani que fez declarações de amor em defesa dos professores votou contra a CPI da Educação com ele votaram , Assis, Telson, Júlio Cesar, Oziel que no momento ficaram calados em total apoio ao presidente da casa e ao prefeito Cristino. votaram a favor da abertura da CPI os  vereadores  Denis, Arnaldo, Ingan, Abigail, Felipe , Jose Carlos, deixou de votar por ausência no momento da votação Flavia.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O papel social das rádios comunitárias

http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/o_papel_social_das_radios_comunitarias Por Sara Lemes Perenti Vitor em 12/10/2009 na edição 559 As rádios comunitárias tem um grande papel social nas comunidades em que são veiculadas por identificarem um grupo de pessoas, a partir de seus problemas locais, cultura própria e realidade social. O foco principal desse estudo é quando essas mídias preservam o interesse social vinculado à realidade local, levando a comunidade a reconhecer a rádio como sendo sua, criando uma identidade. A radiodifusão comunitária representa uma conquista dos movimentos populares em relação ao acesso aos meios de comunicação. Tais rádios apresentam diversas vantagens para a população local, desde a informação, a educação informal, sua cultura própria, a participação ativa das pessoas da comunidade e de representantes de movimentos sociais e outras formas de organização coletiva na programação, dos processos de criação e planejamento até a gestão da

Aprovado o Projeto de Lei 684 Plano de aplicação para rateio das sobras do antigo FUNDEF

O plano de aplicação da Precatório do FINDEF  foi aprovado na Câmara municipal de  Araioses por unanimidade dos trezes vereadores que compõe o legislativo araiosense  atendendo as reivindicações dos professores.  O Plano de aplicação  dos recurso oriundo do FUNDEF, é necessário para o rateio em conformidade com legislação vigente Lei 14057/2020  art. 7º Paragrafo Único, que pacificou o tema,  previsto pela LDB e pela própria lei do antigo FUNDEF. Com aprovação no Plano de aplicação ficou estabelecido a inclusão doo professores que tomaram posse em 2007, para efeito de rateio da precatórias. a sessão contou com a participação do Advogado sindical Dr. Nicacio  que uso a Tribuna Livre  da Câmara Municipal para esclarecimento e tirar todas as dúvidas e explicar tecnicamente o projeto de lei.  Informação colhidas pelo Blog dão conta que houve muitos esforços do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araioses  , através de sua diretoria e do Vereador Professor Arnaldo que articulou

SINDICATO COBRARÁ NA JUSTIÇA O CUMPRIMENTO DO PLANO DE CARGO CARREIRA DOS SERVIDORES MUNICIIPAIS

 O SINDICATO DOS SERVIDRES PUBLICOS ESTAENCAMINHADO VÁRIAS AÇÕESD COM OBRIGAÇÃO DE FAZER, PARA QUE O MUNICIPIO CUMPRA DIREITOS GARANTIDOS NO PLANO DAER CARGO E CARREIRS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS  CONFORME OFICIOS ENCAMINHA A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL SEM RESPOSTA.  PRECISAMOS FAZER VALER NOSSOS DIREITOS AFIRMA PRESIDENTE DO SINDSEPMA PROF. ARNALDO