Diante dos caos instalado no município de Araioses pelo prefeito Cristino e o desmonte do sistema educacional, evasão escolar de quase 3 mil alunos, escolas desaparelhadas, sem limpeza e material para o funcionamento precário, como carteiras, merenda e transporte escolar regular, o prefeito atrasa férias e salários dos servidores.
Não restou outra saída aos profissionais da educação, depois de muitas negociações frustradas intermediada pelo MP-MA, entrar em greve que foi judicializada pela prefeitura, porém o tribunal manteve o direito de Greve aos profissionais.
Neste contesto os profissionais da educação estiveram por diversas vezes na câmara solicitado apoio aos vereadores que em suas falas declaravam apoio ao movimento, inclusive com assinatura de um manifesto.
Aproveitando o total apoio declarado pelos vereadores e sua quase totalidade os vereadores de oposição em reunião aproveitaram o ensejo para protocolarem o pedido de CPI. Qual foi a surpresa?Alguns vereadores que assinaram o manifesto inclusive o presidente da Câmara Alex que foi terminantemente contra o pedido que apontava como motivação para abertura do processo de CPI o caos instalada na educação.
Como manobra o presidente da Câmara numa tentativa de barrar pedido que contava com a assinatura de 1/3 dos vereadores número suficiente para a abertura da investigação parlamentar de inquérito-CPI , encaminhou ao plenário um parecer jurídico da procuradoria da Câmara pela inconstitucionalidade do pedido por não delimitar um assunto especifico.
Um fato, especifico não poderia ser motivo da abertura da CPI, uma vez que o sistema educacional está todo inoperante sem cumprir suas obrigações e responsabilidade da secretaria de educação, pois nada está funcionando regularmente.
Colocado em votação e com a ausência da Vereadora Flavia a oposição garantiu a aprovação do requerimento, mas contestado pelo presidente que mesmo des- "conhecendo" o regimento interno queria votar para empatar a placar, e ao mesmo tempo tentou anular a votação ou garantir que a vereadora Flavia votasse, isto é que seu voto, mesmo com sua ausência fosse computado.
Após a votação da CPI ficou de fato definido quem são os vereadores que estão apoiando a atual gestão, para “surpresa” de todos o prof. Vereador Edevani que fez declarações de amor em defesa dos professores votou contra a CPI da Educação com ele votaram , Assis, Telson, Júlio Cesar, Oziel que no momento ficaram calados em total apoio ao presidente da casa e ao prefeito Cristino. votaram a favor da abertura da CPI os vereadores Denis, Arnaldo, Ingan, Abigail, Felipe , Jose Carlos, deixou de votar por ausência no momento da votação Flavia.
Comentários
Postar um comentário